RELAÇÃO ASMR X HIPNOTERAPIA
A sigla ASMR significa "Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano", é uma sensação de formigamento e relaxamento que algumas pessoas experimentam em resposta a estímulos visuais, auditivos ou táteis específicos. Com o passar do tempo se tornou muito popular nos últimos anos e muitas pessoas encontram esses vídeos relaxantes e calmantes. As pessoas que experimentam a resposta do ASMR relatam sensações prazerosas e uma redução do estresse e da ansiedade.
Esta terapia de massagem pode proporcionar uma vivência singular e significativa, de um mundo muito amplo de sensações a se conhecer, proporcionando relaxamento físico e mental através do som de manuseios naturais, seja com objetos, ou usando o próprio corpo. Nas palavras de sua criadora(Jennifer Allen-2010), ela proporciona uma experiência intimamente única de euforia de baixo grau. Ela explicou que a escolha do nome foi objetivamente clínica e que soaria menos explicito demonstrando a verdadeira intenção dessa Sonoro terapia (ou terapia dos sons), como costumo chamar:
Um artigo científico publicado pela revista PEER J, relacionado a estas a respeito das sensações por experiências atípicas, demonstraram como o ASMR pode aliviar os sintomas de "Depressão por Ansiedade, Síndrome do Pânico e Dores Crônicas".¹
Devido ao grande número de adeptos, tem sido constante buscado para o relaxamento de estresse, ansiedade e distúrbios do sono, senso inclusive utilizado em técnicas de Hipnoterapia atual, role-playing (teatral) e pavloviano (regressão estimulada por sons).
Em contraposição a isso, alguns profissionais da Psicologia Cognitiva como Dr. Wasney A., afirmam se tratar de um método que pode não ser nada ingênuo e significar um ²perigo real, uma vez que, nem todo influenciador digital é um profissional de saúde mental capacitado para tais experimentos. E na maioria das vezes nada entendem sobre tratamentos "psicopatológicos".
²ASMR é Perigoso? | WAF Psicologia: Atendimento Online (sessão 1h30m) (wasneyferreira.com.br)



Comentários
Postar um comentário